SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

1 - "Pesquisas sobre as trajetórias das populações afro-brasileiras"

Coordenadoras: Prof. Ma. Ivanice Ortiz e Prof. Dra. Joceneide Cunha

Resumo: Após a publicação da lei 10639/03 foram publicadas as diretrizes que pontuam diversos temas que deveriam ser tratados na sala de aula. Dentre eles a trajetórias e as práticas culturais dos povos escravizados e do pós-abolição, bem como as biografias de alguns personagens africanos e brasileiros. Este simpósio tem como objetivo reunir as diversas pesquisas sobre experiências, cultura, memória e identidades das populações afrodescendentes. Incluindo estudos sobre formação e diversidade étnica-cultural e religiosa, memórias da África e da escravidão. Contempla também pesquisas sobre populações e comunidades negras no período da escravidão e no pós-abolição. Dessa forma, pesquisas sobre famílias com escravizados, luta pela liberdade, movimento negro, religiosidades, movimentos artísticos-culturais dentre outros serão debatidos nesse simpósio.


2 - "Ensino de História, História da Cultura Afro-brasileira e formação de professores"

Coordenadoras: Prof. Ma. Lorena Michelle Santos e Prof. Ma. Sandra Regina Mendes

Resumo: Com a Lei 10.639/2003 foi estabelecida a obrigatoriedade do ensino da “História da África, dos Africanos, da História do Negro no Brasil e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. , cujo conteúdo programático inclui a “História da África e dos Africanos”. Isso resultou na inserção da disciplina de História da África nos currículos das diversas instituições federais e estaduais de ensino superior, aumentando também o número da pesquisa histórica sobre o continente africano e os africanos na diáspora. A ampliação desse campo de reflexão tornou-se evidente nos últimos anos, impactando o saber histórico escolar. Apesar das especificidades, consideramos, ainda, o saber histórico indissociável do saber histórico escolar. As inter-relações entre ambos são estruturantes da formação inicial com desdobramentos nas práticas dos professores/pesquisadores. Assim, o presente Simpósio pretende reunir trabalhos e experiências didáticas, desenvolvidas em diferentes níveis de ensino, que discutam as apropriações da Lei 10.639/03 no processo de formação de professores, bem como as contribuições desta para efetivação de uma educação democrática e plural, comprometida com a transformação social e a superação das desigualdades.


3 - "Questões de Gênero e Etnicidade: Encruzilhadas na História"

Coordenadoras: Prof. Ma. Célia Santana e Prof. Ma. Sandra Gama

Resumo: De acordo com o dicionário Houaiss, encruzilhada, significa “lugar onde se cruzam ruas, estradas, caminhos [...]”. Partindo dessa perspectiva, é que objetivamos dialogar acerca de questões caras à História, às nossas vivências, ao nosso cotidiano, como pensar sobre: qual o lugar das questões de gênero e etnicidade nos espaços de discussões acadêmicas? Como e onde tais questões dialogam, se cruzam ou são atravessadas? Além de tais questionamentos, buscamos, juntamente com os participantes desse Simpósio, promover a reflexão e o debate sobre as relações de gênero que se estabelecem nas múltiplas instâncias sociais, e ainda discutir sobre quais lugares as mulheres e os homens negros tem ocupado na sociedade da informação, do conhecimento e do aprendizado, sobretudo ao observarmos como nesse início de século XXI, a problemática de gênero e as questões de etnicidade têm sido amplamente utilizadas como tônicas para a construção de um Brasil mais democrático e menos desigual.  



4 - "Pesquisa Histórica: Fontes, Metodologia e Abordagens"

Coordenador: Prof. Dr. Francisco Cancela

Este Simpósio Temático pretende reunir trabalhos de pesquisa histórica nas suas mais diversas abordagens, dimensões, temporalidades e espacialidades. A atuação de diferentes sujeitos receberá atenção privilegiada, bem como suas experiências no cotidiano, nas relações de trabalho, no exercício do poder, nas tramas comerciais, nas relações de gênero, nas tensões étnicas, nas vivências religiosas, entre outras. Além disso, também serão aceitos os trabalhos que articulem a relação entre história e memória, assim como a discussão sobre fontes e acervos para história regional e local.


5 - "Opressões no Brasil Contemporâneo: Racismo, Misoginia e Luta de Classes"

Coordenadoras: Prof. Ma. Caroline Lima e Prof. Ma. Ediane Lopes

Resumo: Este Simpósio Temático tem como proposta discutir o Brasil contemporâneo a partir das heranças do pós-abolição. Considerando os questionamentos envolvendo os espaços de poder na sociedade e o lugar das mulheres, negros, negras e indígenas, propomos debater a multiplicidade das opressões raciais, de gênero e de classes que marcam o país entre o século XX e XXI, justificando o genocídio da juventude negra, a falta de equidade de gênero e raça no mundo do trabalho. Tendo em vista a produção historiográfica recente, convidamos pesquisadores e estudantes ao debate sobre a condição de homens e mulheres, da comunidade LGBTTQI numa sociedade racista, misógina e desigual.





3 comentários: